Cadê o lucro que eu mereço?
I. - Um sonho
Trabalhei anos da minha vida para conquistar o que melhor poderia ter, experiência...
Curioso, autodidata e observando os mais experientes, me fez compreender que rumo tomar ao abrir o meu negócio e criar um estilo próprio baseado em erros e acertos aprendidos.
Cada detalhe foi pensado; a decoração, a iluminação, como crescer de forma lógica e compassada, como fazer girar e controlar o estoque, como fidelizar os meus parceiros; fornecedores, clientes, colaboradores e até mesmo concorrentes, sim também os concorrentes, já que entendo a importância de mantê-los perto de mim. Facilmente me lembro do desastre onde vi dois prestadores de serviços que concorriam baixando preços e não agregando valor aos seus serviços. Quando um terceiro apareceu os dois não tiveram fôlego pra enfrentar e quebraram.
Então, voltando ao meu negócio, criei um espaço agradável onde eu percebia que as clientes tinham prazer em entrar. Sei que não era um conto de fadas, pois o ponto não era tão comercial assim, já que no início eu não pude financeiramente investir em local melhor, e para tanto, tive que ser usar de criatividade na divulgação e ter jogo de cintura até me fazer enxergar e respeitar. Não demorou muito virei referência e apareceram os meus parceiros concorrentes para me ajudarem a consolidar o lugar como sendo especializado no nosso segmento.
II. – Uma realidade
Os negócios vão bem, tenho um volume de vendas elogiável, uma equipe bem treinada que mantém um bom ambiente e um faturamento que mesmo nos picos de baixa sazonalidade, comparado à exercícios anteriores percebo crescimento. Por que então os lucros não acompanharam essa evolução? COMO fazer para entender e reverter esse fenômeno? Fui atrás dessas respostas.
Nunca tive grandes dificuldades com números, mas também nunca fui apaixonado por eles, mas tive que prestar atenção em detalhes antes ignorados.
Vários foram os erros observados e corrigidos, mas quero neste artigo citar um que me incomodava e tive muito trabalho para persuadir a minha sócia em mudar.
Tudo aqui sempre foi muito pensado. Revendemos mercadorias de terceiros, prestamos serviços e também vendemos produtos de fabricação própria.
Vou exemplificar sobre os produtos de fabricação própria que vendemos. Nós comprávamos matéria prima faturada para trinta dias e vendíamos o produto acabado faturado para vinte e oito dias, mediante encomenda.
III. – Régua do tempo
Se imaginarmos uma linha do tempo que nos apresente os fatos posicionados nessa régua conforme forem acontecendo ficará mais ou menos assim:
- No final do expediente recebo a matéria prima do FORNECEDOR, faturada para 30 dias (0);
- Preparo a matéria prima para fabricação (1 dia);
- Fabrico e entrego o produto para o nosso CLIENTE, faturado para 28 dias (5 dias);
Vamos fazer uma pequena análise de como isso fica visualizando em uma régua temporal.
IV. - Soluções que nos levaram a resolver o problema:
- Sinal no ato de 50% mais uma parcela faturada para 28 dias corridos.
(Só é proposto para cliente novo na sua primeira compra)
- 60% em 15 dias corridos e 40% em 28 dias corridos.
(com 100% de aceitação)
Espero que este artigo tenha sido útil e que consiga ilustrar este problema a ponto de ser facilmente compreendido e resolvido.
Rio de Janeiro, 06 de Novembro de 2013.
Até o próximo,
Adilson Braga
https://www.facebook.com/adilsonnbraga
Fone: (+5521) 997.800.960
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