domingo, 17 de novembro de 2013

Crowdfunding Brasileiro - Incentivo ou Financiamento Coletivo

Crowdfunding - Incentivo Coletivo no Brasil.

Faça parte do grupo que faz tudo acontecer.


              Uma forma de financiamento cultural que vem sendo muito falado nos últimos anos é o chamado Crowdfunding, você sabe o que é isso? Bom, vamos tentar simplificar um pouco: sabe aquelas campanhas todos os anos organizadas pela Rede Globo do Criança Esperança, em que milhares de pessoas se juntam fazendo pequenas doações para a realização de projetos?


              Pois bem, o crowdfunding funciona mais ou menos assim. Criado nos Estados Unidos, o termo nasceu em 2006 com o jornalista Michael Sullivan e serve para se referir a projetos de financiamento coletivo em que qualquer pessoa investe dinheiro em um projeto em troca de benefícios. Na música, no cinema e em diversas outras áreas, o crowdfunding vem se destacando cada vez mais.

              O principal nome quando se fala em financiamento coletivo é o site norte-americano Kickstarter, que funciona mais ou menos assim: em primeiro lugar, você envia o seu projeto, que é analisado por uma equipe de curadores. O objetivo dos curadores é dar dicas para aumentar as chances de o projeto dar certo e deixar de lado projetos sem sentido. Deve-se definir um custo ao projeto, criar um plano de recompensas para investidores, fazer um vídeo para divulgação e, por fim, definir um prazo (entre um e 60 dias) para o alcance da meta. Uma vez no ar, é esperar o tempo determinado e engajar o máximo de pessoas para que a campanha seja bem sucedida. Ao fim do prazo final, há duas opções: caso o projeto seja bem sucedido, o realizador do projeto fica com o dinheiro arrecadado; caso o projeto seja malsucedido, o site devolve as contribuições para todos os Apoiadores e o Realizador do projeto não leva nada.

              Aqui no Brasil, temos vários sites com mecanismos bem parecidos com o do Kickstarter, portanto dispensa explicações. Um dos projetos mais interessantes foi a construção do Centro Cultural Caiçara, um projeto com 391 apoiadores, que arrecadou R$ 38.185,00, três mil a mais que o previsto.

              Vamos destacar para vocês aqui duas das várias áreas em que o crowdfunding vem sendo amplamente utilizado: cinema e música.

              Nos últimos quatro anos, foram arrecadados cerca de US$ 119 milhões neste tipo de projeto na indústria cinematográfica. Cerca de 10% dos filmes que estrearam em Sundance em 2013 são fruto dos financiamentos patronados pelo site Kickstarter. No Brasil, temos um site de crowdfunding específico para o cinema, chamado Cineasta.

              Em terras tupiniquins, quando se fala em cinema, o crowdfunding ainda é um bebê, tanto que ainda não existem exemplos de grandes produções audiovisuais que adotaram o modelo. O documentário Eu Maior, de Fernado e Paulo Schultz, pode ser citado como um exemplo de financiamento coletivo que deu certo no Brasil. Eles conseguiram arrecadar R$ 200 mil através de doação de empresas e mais de 600 pessoas. No entanto, a forma de arrecadação do filme foi diferente, oferecendo dedução de imposto de renda. Esse é o princípio da Partio, uma plataforma só com projetos que o Ministério da Cultura autorizou a captar recursos em troca de abatimento de impostos. Alguns bons projetos não tiveram o mesmo sucesso de Eu Maior, é o caso do premiado filme Colegas. O diretor do longa, Marcelo Galvão, pediu ajuda ao público para arrecadar R$ 100 mil, porém recebeu menos de R$ 10 mil.

              Nos Estados Unidos é que o cinema Crowdfunding virou moda. Voltado a principio para financiamento de projetos independentes, diversos famosos passaram a utilizar o recurso como uma saída para tirar seus projetos rejeitados por estúdios do papel, principalmente após o sucesso de duas campanhas: Verônica Mars e Wish I Was Here.

Veronica Mars

              Com toda certeza, nenhum filme causou tanto alvoroço e mobilização até o momento quanto Verônica Mars, que acabou se tornando o caso mais famoso de crowdfunding de Hollywood. A série de mesmo nome e na qual o filme é baseado foi cancelada em 2007. Quando a CW, do grupo Warner, anunciou o fim da série, que se encontrava em sua terceira temporada, os fãs se reuniram para protestar e até enviaram centenas de milhares de barras de Chocolate Mars para os executivos da emissora. Seis anos após esse episódio, o diretor da série, Rob Thomas, e a atriz principal, Kristen Bell, demonstraram não ter superado o fim da série e lançaram no Kickstarter um projeto que visava a arrecadação de US$ 2 milhões em um mês para a realização do filme. No entanto, eles foram surpreendidos: em apenas 10 horas a meta foi atingida.




              O filme acabou arrecadando um total de US$ 5,7 milhões, ou seja, o projeto foi totalmente bancado pelos fãs, o que foi de contramão aos estúdios que não queriam bancar pois acreditavam que não seria rentável. Verônica Mars quebrou o recorde de arrecadação do site: cerca de 900 mil pessoas fizeram doações e um fã chegou a desembolsar US$ 10 mil para ter um papel com falas na produção. Entre as recompensas aos investidores estavam pôsteres, camisetas, cópias do roteiro do filme, encontros com a atriz principal, presença no tapete vermelho do lançamento, kits com DVDs e até uma ponta no filme como figurante. As primeiras cenas do longa foram exibidas mês passado em San Diego na Comic-Con e a estréia está prevista para o começo de 2014.

Wish I Was Here

Wish I Was Here, um projeto do ator, roteirista e diretor Zach Braff, é outro exemplo de sucesso de grandes projetos no mundo crowdfunding. Incialmente, Zach visava arrecadar US$ 2 milhões para produzir o filme que escreveu junto com Adam Braff, seu irmão, porém acabou levantando US$ 3 milhões. Entre as recompensas estavam convites para pré-estreias e participação de festas com o elenco. Um doador que colaborou com US$ 10 mil foi convidado para encenar um pequeno papel no filme.

Depois da arrecadação dos US$ 3 milhões, o diretor do filme gerou uma polêmica ao conseguir o apoio de uma financiadora de filmes de Nova York. Quando lançou a campanha no Kickstarter, no entanto, ele havia dito que não queria se submeter às vontades das grandes empresas para não sofrer interferências no roteiro. Isso deixou muitos investidores nada felizes.



              Wish I Was Here conta a história de um homem em busca de um sentido para sua vida. Depois de passar por alguns problemas financeiros, ele decide tirar os dois filhos da escola e educá-los em casa, à sua maneira. O diretor já conseguiu anteriormente multiplicar por dez os rendimentos de um filme com baixo orçamento quando dirigiu o filme alternativo A Hora de Voltar, com Natalie Portman – com orçamento na casa dos US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 7 milhões) a produção rendeu US$ 35,8 milhões (cerca de R$ 71,6 milhões) – e todos estão apostando no mesmo para Wish I Was Here, que tem sua estreia prevista para setembro de 2014 nos Estados Unidos.

O sucesso do crowdfunding no cinema

              Outros casos comprovam o sucesso da plataforma entre famosos. James Franco (127 Horas) foi ao Kickstarter pedindo U$ 500 mil para o financiamento de três filmes baseados em seu livro de contos Palo Alto. O diretor Spike Lee (A Última Noite) também recorreu ao Kickstarter para financiar o projeto denominado The Newest Hottest Spike Lee Joint. Para atingir a meta, a campanha precisa arrecadar U$ 1,25 milhão – o projeto ainda está em aberto, confira a página e veja se vale a pena uma doação.

              À Procura de Robert Baker, primeiro longa de ficção do diretor mineiro Daniel Florência, Parque do Povo, Love or Whatever, Blood Brother e The Canyons, dirigido por Paul Schrader e estrelado por Lindsay Lohan e pelo ator pornô James Deen, são alguns dos longas produzidos via crowdfunding que chegarão aos cinemas em breve.

Outros exemplos do sucesso do novo modelo de financiamento são os filmes Inocente, Kings Point e Buzkashi Boys, indicados ao Oscar 2013. Inocente, a história de uma menina de 15 anos que se recusa a abandonar o sonho de ser artista na Califórnia, foi o grande vencedor na categoria Melhor Documentário/Curta-Metragem. O filme levantou mais de 52 mil dólares com a ajuda de 294 apoiadores.

Crowdfunding na música




              No mundo musical, muitos projetos foram bem-sucedidos. Inúmeras bandas independentes conseguiram gravar seus CDs e DVDs com o apoio de fãs. A maior arrecadação musical do site foi o projeto de uma banda independente do Rio de Janeiro, Forfun. A banda pedia um valor de R$ 160 mil para a gravação de um DVD no Circo Voador. O valor parece muito alto, certo? Pois saibam que com mais de 1.413 apoiadores a banda conseguiu R$ 187.439,00, ou seja, R$ 27 mil a mais do que o necessário. Quanto às recompensas, estas variavam de R$ 20,00 à R$ 600,00 reais. Havia um pacote empresarial que custava R$ 5 mil. Curiosamente, este pacote não teve nenhum apoiador e tudo o que a banda conseguiu arrecadar veio unicamente do bolso dos milhares de fãs.




              Atualmente, a banda Scracho, também do Rio de Janeiro, está com um projeto Crowdfunding para a gravação de seu novo disco. Depois do lançamento de dois CDs e um DVD, a banda quer arrecadar um valor de R$ 40 mil para que o novo CD seja gravado. Os valores variam de R$ 35,00 a R$ 150,00. Além disso, há o pacote empresarial, no valor de R$ 1.000. A surpresa fica por conta das recompensas: com o valor de R$ 35,00, a banda te dá acesso a um hotsite exclusivo que permite que você acompanhe todo o processo de gravação do CD. Os integrantes estão sempre em contato com os fãs, publicando fotos e fazendo transmissões ao vivo do estúdio. Vez ou outra, até rola a oportunidade de ouvir um trechinho das músicas novas. Agora que o projeto entra em sua reta final, a banda vem lançando pacotes exclusivos às terças e quintas, com várias surpresas legais. Acreditam que até um pacote com o nome do apoiador sendo gritado em uma das músicas do novo CD foi vendido?




              Outra banda com o projeto em aberto é a Catch Side. A banda está em busca do R$ 15 mil para fazer seu terceiro CD acontecer. Os valores variam de R$ 20,00 à R$ 3 mil, e as recompensas vão desde pacote simples, com entrega do novo CD na casa do apoiador, até as mais luxuosas, que dá direito a um pocket show exclusivo com direto à escolha da setlist.

              Quem se interessou em apoiar as bandas Scracho e Catch Side, dá uma conferida nos projetos e vê qual pacote se encaixa melhor no seu bolso! Clique aqui para apoiar o Catch Side e aqui para apoiar o Scracho.


          Foi-se o tempo em que era preciso bater de porta em porta para buscar investimento e executar um projeto. Os sites de financiamento coletivo vieram para facilitar esse processo de captação de recursos e são cada vez mais comuns no Brasil, chamando a atenção inclusive de apoiadores estrangeiros.

Sugiro que assista o vídeo 1.




          O chamado crowdfunding, termo em inglês que significa arrecadação de multidão, tem como objetivo ajudar a financiar iniciativas diversas. Qualquer pessoa pode doar quantias em dinheiro a projetos que chamarem atenção nos sites, recebendo pela doação recompensas não financeiras.

Sugiro que assista o vídeo 2:




          Em um dos mais bem-sucedidos sites de arrecadação no Brasil, no ar desde janeiro de 2011, o idealizador cadastra o projeto no site e aguarda a avaliação de acordo com os pré-requisitos de criatividade, oferecimento de benefícios coletivos e recompensas para quem doar. É preciso ainda definir bem os objetivos e a forma de utilização do dinheiro, além de não ser um projeto de caridade (há outros sites que aceitam esse tipo de iniciativa). Segundo o coordenador de comunicação, Felipe Caruso, a avaliação é bem rigorosa: apenas cerca de 30% dos projetos enviados vão ao ar, só podendo participar projetos de brasileiros. Após o projeto ser aprovado, ele é aberto para a arrecadação, e o autor só recebe o dinheiro se for atingida meta no tempo determinado. Normalmente os sites ficam com 13% do valor arrecadado dos projetos bem-sucedidos. Se o projeto não atingir a meta, quem doou pode ficar com créditos para ajudar outro projeto ou pedir o estorno do valor doado.




          Dentre os projetos que vão ao ar, muitos deles atingem a rede de contribuidores que não conhecem o idealizador, entre eles estrangeiros. Segundo Felipe, já contribuíram com projetos 1.746 apoiadores do exterior, totalizando uma quantia de R$ 222.619. O número geral de um desses sites é de 86 mil apoiadores, totalizando R$ 10,6 milhões em doações. Para Felipe, o crowdfunding é uma ferramenta que facilita a divulgação de projetos brasileiros no exterior. “A captação de recursos acaba sendo facilitada, porque faz uso de uma ferramenta online, que traz vantagens na hora de fazer campanhas de divulgação da ideia. Os idealizadores já buscam essa ajuda no exterior, disponibilizando versões em inglês da descrição do projeto”, conta. As contribuições são feitas por meio do Paypal, ferramenta de pagamento online, como uma compra regular. Felipe garante que o site nunca teve problemas com fraudes de pagamentos vindos do exterior.




          Dentre as principais categorias que chamam a atenção dos estrangeiros estão as de música, cinema e comunidade - as mesmas de maior interesse nacional, além de design. O documentário Belo Monte - Anúncio de uma Guerra, que fala sobre a construção da Usina de Belo Monte no Pará, na categoria de cinema e vídeo, foi um dos projetos bem-sucedidos que mais tiveram apoio do exterior, por conta do interesse internacional que o tema desperta. Do total dos R$ 140 mil arrecadados para o projeto, R$ 7.111 foram doados por 162 apoiadores estrangeiros.




          A banda carioca Forfun também teve seu projeto de gravar um DVD ao vivo no Circo Voador, no Rio de Janeiro, apoiado por estrangeiros. Do total de R$ 187 mil doados ao projeto, R$ 8.830 foram doados por 78 apoiadores de fora do Brasil. Na categoria de design, o projeto de um aplicativo de design para tablets, do designer gráfico Ricardo Gimenes, chamado Vectorlooza, arrecadou R$ 8.156 de 61 estrangeiros, do total de R$ 21,7 mil do projeto. Dentre os países que mais tem usuários navegando no site estão os Estados Unidos, Portugal e Alemanha.

          Para Fabrício Milesi, do Vakinha.com, que publica não só projetos criativos, mas diversas arrecadações possíveis, a demanda de doadores do exterior não é suficiente para cobrir os riscos de receber pagamentos de fora. “O que acaba contando é a capacidade de avaliar uma transação internacional, que é menor do que em nacionais. A tendência é que as empresas de pagamento minimizem cada vez mais essa insegurança por fraudes. Se elas ofereceram uma solução mais segura no futuro, é uma tendência natural que o Vakinha passe a receber essas doações e que isso se torne cada vez mais comum no Brasil”, afirma.









Lista de sites de crowdfunding - Incentivo colaborativo no Brasil


          Já a algum tempo venho acompanhando o crescimento dos sites brasileiros de crowdfunding (financiamento das multidões), financiamento colaborativo ou vaquinha virtual reunindo dinheiro em torno de projetos, idéias, causas ou diversão. Nos EUA, o sucesso do Kickstarter é impressionante, por aqui o número de sites se tornou razoável e acho que vale a pena reunir em uma lista, que segue abaixo. Pra quem quiser saber mais sobre o assunto, acima, a primeira parte do documentário Crowdfunding # Cultura e Coletividade produzido pela Agência de Conteúdo Recheio, dirigido por Pedro Galiza e anunciado no post De grão em grão em setembro de 2011, dica do blog do Tiago Doria no post de 27/9/2011: Documentário brasileiro sobre vaquinha virtual. Tem tb o Google Groups e o Tumblr Crowdfundingbr.com.br mantido por entusiastas deste modelo de financiamento coletivo.


Adote essa Ideia (projetos cristãos e evangelísticos) - adoteessaideia.com.br

Apoio em Rede (projetos da Rede Sustentabilidade) - apoioemrede.com.br

Ativa Aí (voltado a entretenimento, shows e eventos) - ativaai.com.br

Bicharia (para ajudar iniciativas de animais carentes) - bicharia.com.br

Causa Coletiva (projetos socioambientais) - causacoletiva.com

Despindo - despindo.com.br

Garupa (para turismo sustentável) - www.garupa.juntos.com.vc

Guigoo (projetos criativos, inovadores e ambiciosos) - guigoo.com.br

Idea.me - idea.me

Incentivador (projetos de cinema, livros, teatro, etc) - incentivador.com.br

Mediafoundmarket.com (estímulo à comercialização de conteúdo audiovisual em escala mundial) - Mediafundmarket.com 

Minimecenas (mesada para artistas) - minimecenas.com.br

Mob Social (mobilizações para shows de música) - mobsocial.com.br

Motiva.me (a plataforma mais completa no Brasil)

Multidão (produção cultural colaborativa) - multidao.art.br

Muito Nós (cultura e entretenimento colaborativo) - muitonos.com.br

My Own Player (financiamento coletivo de jogadores de futebol) - mopbr.com 

Nake it (crowdfunding para fotos) - nakeit.com

Nexmo (financiamento para shows e eventos pré-selecionados) - nexmo.com.br 

NosAcuda (projetos criativos com prioridade para recompensa emocional) - nosacuda.com.br

Pontapés (projetos de tecnologia e design) - pontapes.com

Rio+ (para a cidade do Rio com apoio da Natura) - riomais.benfeitoria.com

Senso Incomum (causas inclusivas) - sensoincomum.com.br

Showzasso (para produção de shows) - showzasso.com

Show Mambembe (narrativa envolvendo artista, música e lugar) - showmambembe.com.br

Torcemos.net (projetos de esportes) - torcemos.net

Ulule (versão brasileira de site internacional) - br.ulule.com

Vamos Agir - vamosagir.com

Vamos Trazer (demanda coletiva de eventos e artistas) - vamostrazer.com.br

Vasco Dívida Zero (Dívida com a Receita Federal) - ww.vascodividazero.com.br

Vakinha - vakinha.com.br

When You Wish Brasil (capitalismo independente ou "indie", plataforma flexivel e barata para arrecadar dinheiro online) - whenyouwish.com.br

Zarpante (financiamento coletivo e criação colaborativa para os países de língua portuguesa) - zarpante.com


          Com tantas opções de sites de financiamento colaborativo, agora fica mais difícil arranjar desculpa para um projeto, ideia ou inovação criativa, divertida ou revolucionária não conseguir mais recursos para viabilizar. Revendo a lista, dá pra perceber que algumas iniciativas já descontinuaram ou se uniram a outras plataformas, talvez antecipando uma concentração ou predomínio de alguns sites conduzindo este novo mercado e formato de produção e desenvolvimento de conteúdo, produtos, eventos e entretenimento que pelo jeito veio pra ficar.


Fonte: Terra 




Espero ter contribuído,
Adilson Braga
Fone:  (+5521) 997.800.960

job, lucro, sonho, realidade, fornecedor, cliente, consultor, consultoria, trabalho, brasil, rio de janeiro, administração


Emergentes, twitter, enem, controlar, lady gaga, emprega sp, BBB, youtube videos, concursos, lua nova, vagalume ouvir musica,
Esportes, globo esporte, jogos de futebol, corinthians, lancenet, palmeiras, flamengo, gazeta esportiva, sporTV, esporte interativo,
futebol ao vivo, Entretenimento, orkut, facebook, youtube, jogos, jogos de meninas, vagalume, kboing, habbo, meebo, ebuddy, frases de amor,
Mais Populares, orkut, youtube, hotmail, baixaki, yahoo, globo, uol, tradutor, jogos, msn, Personalidades mais buscadas, michael jackson,
sandrinha, barbie, ana maria braga, joao bidu, victor e leo, robert pattinson, mulher melancia, marcelinha, lady gaga, Google Maps mais buscados,
campinas, sao paulo, santa maria, belo horizonte, curitiba, cuiaba, porto alegre, joinville, brasilia, vitória, Termos que mais cresceram,
anita, download, fotos, videos, musicas, musica, msn, globo, naruto, claro, esporte, tradutor, google maps, tradutor, google earth, google videos, 
google talk, chrome, avast, gmail, google toolbar, Futebol, são paulo futebol, santos, futebol ao vivo, futebol feminino, futebol americano,
federação paulista, campeonato brasileiro, Eleições, resultado, vereadores, candidatos, apuração, eleição municipal, eleição para prefeito,
obama, lei seca, tribunal superior eleitoral, lula, Celebridades, juliana paes, juliana knust, malu mader, dudu azevedo, britney spears,
amy winehouse, deborah seco, vanessa hudgens, sabrina sato, michael buble, michael jackson, facebook, tuenti, twitter, sanalika, new moon,
windows, dantri.com.vn, torpedo gratis, transformers, eminem, naruto shippuden, beyonce, peliculas id, paranormal activity, anime online,
natasha richardson, poker face lyrics, acai berry, picnic, ??????, tesco direct, senseo, peanut butter recall, nespresso commande, habibs delivery,
crowdfunding, incentivo coletivo, financiamento coletivo, financiamento alternativo, investimento coletivo, arrecadação de multidão,



Nenhum comentário:

Postar um comentário