sábado, 17 de abril de 2010

TRANSPARÊNCIA - UMA UTOPIA, UMA BUSCA QUE QUEREMOS PRÓXIMO DA REALIDADE

Consciência Estratégica
TRANSPARÊNCIA - UMA UTOPIA, UMA BUSCA QUE QUEREMOS PRÓXIMO DA REALIDADE

Sobrevivência Para a Adequação
                    Entendo que por muitos anos, práticas ilícitas aconteciam até mesmo para sobreviver dentro de um mercado onde fazer o certo era impróprio ou fora das práticas de mercado, fazendo com que acompanhassem as suas gananciosas concorrentes em um abismo, até então, aparentemente sem fim.
Vejo o mercado em pleno movimento de adequação, hora por prever um maior controle fiscal ou por exigência do próprio mercado consumidor.




O Papel do Consumidor
                    O consumidor seja ele pessoa física ou jurídica, descobriu a sua força e aprendeu a se impor diante dos seus ofertantes. A lógica tem sido muito simples, preciso justificar a minha movimentação financeira e só faço isso se eu passar a exigir entradas e comprovar saídas fiscais. Existe a necessidade de melhorar os serviços públicos em cidades fortalecidas por grades e sitiadas por desordens sociais. O pensamento passa a ser:



Reflexões
“Se o que busco é uma felicidade para mim e para os meus, por que eu não a percebo?"
“Que mundo estamos construindo para os nossos filhos e netos?”
“Para que tanto dinheiro e poder se vivo em uma prisão construída por mim mesmo?”

                    Independentemente do motivo e da velocidade pela qual as práticas estão mudando, o importante é que elas as estão. Assim poderemos contemplar as melhores práticas, criando com isso, um ciclo virtuoso e gerando uma massa crítica e cobradora, pequena, porém influente e ciente dos seus direitos. Resta-me então a expectativa, mesmo que a longo prazo, de que os recursos arrecadados possam contribuir, revertendo todo um ciclo vicioso que impera a décadas dentre os nossos representantes políticos, passando a investir em ações de relevância social e estrutural.




Adilson Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário